Fundada no dia 15 de outubro de 1924, a Associação Brasileira de Educação (ABE) comemorou seu 101º aniversário de forma muito especial, com a inauguração da Academia Nacional de Educação, Ciência e Inovação (ANECI). Por iniciativa do professor Paulo Alcântara Gomes, presidente da ABE, a nova Academia tem por objetivo promover debates, geração de ideias, de políticas e de soluções relacionadas a questões da educação, da ciência e de suas aplicações.
A proposta é de que a ANECI seja fonte independente de aconselhamento à disposição do governo, da sociedade e do setor produtivo. Seus membros titulares são professores e pesquisadores e profissionais de áreas diversas, do Ensino Básico ao Ensino Superior, do setor produtivo e de organizações governamentais.
À mesa, da esquerda para a direita, Sohaku Bastos (American College of Tradicional Medicine EUA), Delmo Morandi (vice-presidente da ABE), Paulo Alcântara (presidente da A.B.E) e Pedro Flexa (Vice-presidente da ABE)
Na fileira de trás, também da esquerda para a direita, estão: Waldemar Barroso, (Exército Brasileiro), Glauco Aguiar (Cesgranrio), Mariana Sá Alcântara Gomes (Universidade das Nações Unidas), Nival Nunes de Almeida (UERJ), Francisco Amaral (UFRJ), Nelson Maculan Filho (UFRJ), Aristeo Gonçalves Leite Filho (UERJ/Rio e Colégio Ogá Mitá), José Dias (Unirio), Ronaldo Mota (UFSM e UFRJ), Francis Bogossian (Clube de Engenharia RJ), Padre Arnaldo Rodrigues da Silva (PUC), Rivo Gianini (Associação Brasileira das Alianças Francesas), Silvio S. Lima (UFRJ) e Manuel Gonçalves da Silva (UNL). Outros 15 membros titulares fundadores, de vários estados, participaram on-line da reunião.
