Nos seis primeiros anos de vida a plasticidade cerebral é mais latente: é maior a capacidade do cérebro em se adaptar e evoluir de acordo com o ambiente, de aprender e se desenvolver.
Segundo diversos estudos científicos, é nessa fase que o aprendizado se dá de forma mais rápida e em grande intensidade, e que os neurônios criam milhares de conexões para trazer sentido para a criança, sobre o mundo que a cerca. Por isso é tão importante que os pais entendam a importância de introduzir os seus filhos no ambiente escolar desde tão cedo.
Apesar de legalmente só serem obrigados a matriculá-los a partir dos quatro anos de idade, são nos três primeiros que a criança passa por um período de crescimento dinâmico, com várias aquisições em comunicação, interação, desenvolvimento psicomotor e emocional, sendo este considerado o estágio de desenvolvimento mais importante.
É através das brincadeiras, dos estímulos certos, da interação com adultos, dos cuidados, da nutrição e do afeto que o cérebro se torna capaz de se desenvolver até o seu potencial máximo, contribuindo para a formação de um adulto mais saudável e equilibrado.
Ao mesmo tempo, fatores de risco como violência, negligência, desnutrição e falta de acesso a uma educação de qualidade, exercem papel inverso no desenvolvimento infantil.
Valorize a Educação Infantil!
#sineperio #educaçãoinfantil #socialização #infância #escolasparticulares