Artigos


Publicado em 30 de outubro de 2022 | 2 minutos de leitura

A REVOLUÇÃO 4.0 É REALIDADE NAS ESCOLAS

O avanço da tecnologia por meio de dispositivos cada vez mais acessíveis agilizam de tal forma a troca de dados, que a cada dia surgem novos modelos de negócios. Já reconhecida como a quarta revolução industrial, ou revolução 4.0, essa tendência não demorou a chegar nas escolas e nos métodos de ensino, viabilizando novas maneiras de aprendizado.

Para o professor da USP e especialista em tecnologia educacional, José Moran, o meio acadêmico evoluiu bastante nos últimos anos.

“Avançamos muito na percepção e experimentação de que podemos ensinar e aprender de forma muito mais flexível, personalizada, humanizada e colaborativa, combinando e integrando diversos espaços, tempos e metodologias”, defende em artigo sobre os desafios na educação híbrida.

Conforme já falado aqui neste perfil pelo diretor do Sinepe Rio, Lucas Machado, as ferramentas disponíveis podem cumprir atividades operacionais do corpo docente, que no passado ocupavam horas de trabalho. Com isso, abre-se espaço para que os professores ocupem seu tempo pensando mais estrategicamente sobre processos de ensino, novas dinâmicas de aulas e melhores práticas para melhorar a sua rotina.

Com o uso da tecnologia nas salas de aula ganham todos: escola, professores e alunos.


Associe-se
Rolar para cima