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Publicado em 26 de janeiro de 2016 | 3 minutos de leitura

Cresce o número de crianças de 4 a 5 anos matriculadas nas escolas brasileiras, diz estudo

Fonte: Revista Crescer – 22/01/2016

 Por Gladys Magalhães 

O número de crianças de 4 a 5 anos matriculadas na pré-escola aumentou de 72,5% para 89,5%, entre 2005 e 2014, segundo levantamento feito pelo Movimento Todos pela Educação. O estudo tem como base dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em números absolutos, isso significa dizer que, em 2005, havia 4,8 milhões de crianças de 4 a 5 anos na escola, número que passou para 4,9 milhões, em 2014. Considerando todos os grupos em idade escolar (4 a 5, 6 a 14, 15 a 17 anos), esta foi a faixa etária que registrou o maior aumento.

“Há evidência de que as crianças que frequentam uma educação infantil de qualidade têm um percurso escolar com mais aprendizagem e uma vida adulta com muito mais oportunidades. Investir nas crianças, portanto, é a melhor estratégia para superarmos a desigualdade, que é ainda muito alta e persistente no país”, diz Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos pela Educação.

Rondônia registra maior diferença

O estado que teve um aumento mais significativo foi Rondônia. Em 2005 47,2% de crianças desta faixa etária estavam na escola. Em 2014, a porcentagem quase dobrou e chegou a 83,8%.

O Rio Grande do Sul aparece em segundo lugar (com um aumento de 46,7% para 80,1%), seguido pelo Mato Grosso (59% para 84,1%), Mato Grosso do Sul (64,1% para 88,8%), Acre (50,3% para 73,4%) e Paraná (64,4% para 87,5%). Em São Paulo, no mesmo período, o percentual de crianças de 4 a 5 anos na pré-escola passou de 78,4% para 93,1%, enquanto no Rio de Janeiro foi de 80,6% para 90,4%.

O Movimento

Ainda de acordo com o levantamento, em 2005, 5 milhões de crianças e jovens entre 4 e 17 anos estavam fora da escola. Em 2014, de um total de 44,3 milhões de pessoas nessa faixa etária, 2,8 milhões não estavam matriculados.

O movimento Todos pela Educação foi fundado em 2006, quando definiu 5 metas para serem alcançadas até 2022, ano em que o Brasil completa 200 anos de independência.  O levantamento tem como objetivo acompanhar a evolução da primeira destas metas, que são as seguintes:

1 – Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola
2 – Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos
3 – Todo aluno com aprendizado adequado ao seu ano
4 – Todo jovem de 19 anos com ensino médio concluído
5 – Investimento em educação ampliado e bem gerido


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