Professora Jaciara e Antônio de Pádua comemoram aniversário da escola com banda de música
No mês de maio, o Educandário Edith dos Santos, de Sepetiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro, completou 40 anos. A instituição tem contribuído para o desenvolvimento educacional, social e cultural da região.
Fundado pelos educadores Antônio de Pádua Pinto e sua esposa Jaciara de Azevedo Pereira Pinto, em 8 de maio de 1982, o Educandário nasceu no desejo de uma família que sempre acreditou na educação como a principal ferramenta de transformação social.
De acordo com o professor Antônio de Pádua, a missão da escola consiste em dar oportunidade para a construção do conhecimento, mediante métodos e tecnologias atualizadas. Além disso, permite formar cidadãos empreendedores, autônomos, inovadores, críticos e capazes de participar ativamente da sociedade, alcançando sucesso acadêmico e pessoal.
Todos os anos o Educandário Edith dos Santos promove evento com participação de alunos e comunidade
“Os projetos pedagógicos da nossa instituição têm como objetivo educar os alunos para a sociedade e o mercado de trabalho, utilizando as ações que mais se identificam como instrumento para o aprendizado da ética, justiça, responsabilidade, hierarquia e trabalho em equipe, além do desenvolvimento da autonomia e do protagonismo”, destaca Pádua.
Além de uma educação moderna e antenada com as inovações contemporâneas, o professor Antônio se orgulha de ter criado o Espaço de Atendimento a Alunos com necessidades especiais, o EAANE: “Esse é um segmento dentro de nossa Instituição que potencializa a inclusão educacional e social dos alunos com Necessidades Especiais da Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º Segmento, tendo como missão contribuir para promover as garantias essenciais que possibilitem a estes alunos o pleno desenvolvimento de suas habilidades e competências”, ressalta.
Na avaliação do educador, a criação do EAANE é um marco legal e institucional que legitima o compromisso de criar espaços para a pesquisa, debates, acompanhamentos, palestras, seminários, formação de equipes e mecanismos que rompam gradativamente com perspectivas excludentes legitimadas socialmente.
“O EAANE é fruto de estudos e capacitações para toda equipe do Educandário, que visa a construção de um paradigma educacional democrático, inclusivo e transformador”, afirma.
Os 40 anos de fundação do Educandário Edith dos Santos foram comemorados com muitas atividades, contando com a participação de alunos, professores, familiares e de toda a comunidade da região.
Este espaço está à disposição para destacar conteúdos importantes das escolas associadas. Para participar, basta enviar texto e fotos para o e-mail imprensa@sineperio.org.br