Artigos


Publicado em 05 de novembro de 2012 | 2 minutos de leitura

Enem 2012: MEC afirma que ainda pode eliminar candidatos que postaram fotos durante a prova

RIO — O Ministério da Educação (MEC) afirmou nesta segunda-feira (5) que uma equipe continua trabalhando para identificar candidatos que postaram fotos e mensagens durante a prova do Enem, dentro das salas onde estava sendo aplicado o exame. Segundo o órgão, os estudantes que forem reconhecidos ainda podem ser eliminados, mesmo que não tenham sido flagrados por fiscais ou retirados do local de prova, uma vez que tenham infringido as regras do edital. A assessoria de imprensa da pasta confirma que as imagens compartilhadas em redes sociais, levando em consideração a hora de publicação, podem ser usadas como prova.

De acordo com o edital do Enem 2012 “o participante deverá guardar, antes do início das provas, em embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicado, telefone celular desligado, quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados e outros objetos, como os relacionados nos itens 12.3.2 [como lápis, canetas de cores que não a preta, calculadoras, relógios, tablets, entre outros] e 12.3.3 [óculos escuros e artigos de chapelaria], sob pena de eliminação do exame”.

Ao longo dos dois dias de prova deste fim de semana, 65 candidatos foram eliminados e retirados das salas por postarem fotos de seus celulares durante o exame. No sábado, foram 37 estudantes abolidos; no domingo, mais 28 participantes ficaram fora do exame pelo mesmo motivo. As ocorrências foram registradas em vários estados do país.

Em coletiva de imprensa neste domingo (4) à noite, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, criticou a postura desses candidatos.

— É quase como se fossem pichadores eletrônicos querendo deixar registrada a sua ousadia — disse.

Fonte: www.oglobo.com.br – 5/10/2012

 


Associe-se
Rolar para cima