Artigos


Publicado em 01 de junho de 2012 | 3 minutos de leitura

Enem: geometria é conteúdo mais cobrado nas provas de matemática, segundo levantamento

RIO – Um levantamento Universia Brasil, rede de colaboração universitária, que analisou as provas de matemática das 13 edições do Enem, de 1998 a 2011, indica que o assunto mais cobrado no exame do MEC, até hoje, foi a geometria, seguido de cálculo simples, interpretação de gráficos, porcentagem e probabilidade. Para Matheus Secco, professor de matemática do Colégio e Curso Pensi, as provas de matemática do Enem demandam muita interpretação e leitura.— Elas são cansativas devido os enunciados enormes. Porém, é um exame que não pede muito conteúdo e as questões podem facilmente ser resolvidas em até quatro minutos. Raras são aquelas em que o aluno gasta mais do que isso. Isso já não acontece na prova da Uerj, Unicamp, USP, etc. Elas são conteudistas. O que torna o nível de dificuldade maior – explicou.

A melhor forma de estudar para o Enem, segundo o professor Matheus Secco, é refazendo as provas anteriores.

– O aluno que pretende estar bem afiado tem que praticar. As questões de matemática são quase sempre sememlhantes. A prova desse ano vai continuar na mesma linha das edições anteriores – disse. Além disso, o professor destaca que o estudante tem que ter boa leitura, porque, mesmo na prova de matemática, essa competência é pedida.

As provas do Enem 2012 serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro e as inscrições vão até as 23h59 do dia 15 de junho.

Confira, por ordem de incidência:

1 ° lugar – Geometria: Os exercícios que mais aparecem são os que pedem área, aresta, volume de figuras como cubo, paralelepípedo, pirâmide, cilindro, triângulo, retângulo, cone, esfera, círculo.

2° lugar – Cálculo simples: Trata-se das operações básicas, como multiplicação, potência, conversão de medidas, cálculo com IMC, megawatts, consumo médio de energia.

3° lugar – Interpretação: Pode aparecer em diversas circunstâncias, como gráficos, infográficos, tabelas e até textos.

4° lugar – Porcentagem: Como a teoria por trás dela é simples, demonstra que o Enem privilegia questões com pouca complexidade e provenientes do cotidiano.

5° lugar – Probabilidade: Como é necessário saber análise combinatória para determinar certas probabilidades, o assunto pode ter um status mais complexo e interdisciplinar.

6° lugar – Equações e problemas: Funções, equações, problemas e relações de grandeza são conhecimentos essenciais para o Enem. Muitos problemas que parecem ser de área mínima ou máxima são problemas de função.

Fonte: O Globo – 1/6/2012


Associe-se
Rolar para cima