Artigos


Publicado em 22 de janeiro de 2013 | 4 minutos de leitura

Escolas podem ter acesso a cartilhas sobre cidadania

Escolas públicas e privadas que pensam em trabalhar questões ligadas a direitos e deveres do cidadão junto a seus alunos têm uma opção a mais de material a ser usado em suas atividades pedagógicas. Desde 2005, o Instituto Interamericano de Fomento à Educação e à Cidadania distribui, de forma gratuita, material sobre o tema.

O projeto chama-se cartilhas da cidadania e é realizado em parceria com a Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro. São quatro publicações, que abordam temas diversos. Qualquer escola ou instituição da sociedade que tiver interesse no material pode fazer a solicitação por email ou telefone ao Ifec. A instituição só precisará se responsabilizar pelo transporte, especialmente em pedidos de grandes quantidades.

Uma das cartilhas é o dicionário cívico, uma compilação de termos, que lembram terminologias históricas, de valor comunitário e de valor moral, comuns a todos na sociedade. A ideia é mostrar que, independente das diferenças de pensamento, de credo, de visões políticas entre as pessoas, existem pontos que unem todos enquanto cidadãos.

Outra publicação oferecida gratuitamente pelo Ifec é a que existe sobre Lei e Cidadania. Ela pontua os direitos do Homem e do cidadão e tem como objetivo principal demonstrar que é importante que cada um exerça sua cidadania e que o indivíduo observe o primado da lei. “A cartilha destaca que todos têm iguais direitos e que existem os caminhos lícitos e legais para fazer estes direitos prevalecerem ou até para contestar o que determina a lei. E lembra que todos também têm deveres”, comentou Raymundo Nery Stelling, presidente do Ifec.

Entre as cartilhas oferecidas pelo projeto está a que aborda o Folclore e a Cultura Brasileira. São abordados aspectos folclóricos de diversas regiões, que surgiram em diferentes momentos do desenvolvimento histórico do país. Segundo o presidente do Ifec, discutir este tema com os estudantes é fundamental, principalmente nos dias de hoje, em que, com a Globalização, a juventude tem acesso a uma gama cada vez maior de influências culturais externas. “é fundamental lembrar quanta coisa importante e rica temos, criada pelo imaginário cultural brasileiro.”

A quarta cartilha é sobre Símbolos e Hinos. Ela traz as leis de criação e informações sobre os significados dos diversos símbolos nacionais, além dos principais hinos, como o Nacional, o da Bandeira e o da República, por exemplo. “É um material que proporciona ao cidadão a compreensão sobre uma série de aspectos fundamentais para ele entender o respeito ao pavilhão de sua pátria e aos valores que representam nosso coletivo”, salientou Raymundo Nery Stelling.

Desde 2005, quando o projeto foi iniciado, já foram distribuídas mais de 100 mil cartilhas. Elas podem ser solicitadas em qualquer época do ano. Além escolas, também podem receber o material, de forma gratuita, quaisquer instituições que tenham interesse em distribuir este tipo de informação em seus eventos. Segundo o presidente do Ifec, há uma busca do instituto de levar este material, principalmente o dicionário cívico, a estudantes que estão próximos de se formar professores, para que tenham maior subsídio no trabalho com questões ligadas à cidadania com seus alunos.

“Buscamos entregar este material aos professores que se formam no curso Normal e para os formandos de Licenciaturas em geral para que nunca se esqueçam de que, dentro de sala de aula, independente daquele espaço que utilizam para priorizar o conteúdo específico de sua matéria, também podem trabalhar este aspecto formativo, lembrando os alunos da importância de valorizar o coletivo”, comentou Raymundo Nery Stelling.

Serviço
Email: cidadaniaifec@ifec.org.br
Tel: 2610-0953

Fonte: www.folhadirigida.com.br – 22/01/2013


Associe-se
Rolar para cima