O Sinepe Rio realizou, na última terça-feira, 13, em parceria com o Projeto Devir, o Seminário Gestão em Tempos de Incerteza: A Hora e a Vez do Gestor. O evento contou com a presença do pesquisador da Universidade de Valladolid (Espanha), José Maria Avilés, que discutiu sobre o panorama pós-pandemia e a educação socioemocional.
Especialista em bullying e cyberbullying, Avilés ressaltou a importância de as instituições de ensino se preocuparem com o aumento significativo dos transtornos mentais na infância e adolescência.
“Esse é um tema muito sério, que deve ser trabalhado com a máxima urgência nas nossas escolas”, disse Avilés.
O outro convidado foi José Ernesto Bologna, que falou sobre sucessão escolar, desenvolvimento da governança e o futuro da Educação. Especialista em desenvolvimento organizacional e sucessões, Bologna tem atuado com grandes holdings familiares, bem como com escolas de referência no cenário nacional.
Bologna disse que as instituições de ensino são projetos de vida e trazem consigo a marca indelével do gestor. Além disso, envolvem inteligência, compromisso, conhecimento, ética, valores e sonhos.
“Para que se perpetuem, é preciso conciliar a dimensão da família, do negócio e da visão de futuro”, afirmou Bologna.
O presidente do Sinepe Rio, Pedro Paulo de Bragança, destacou a qualidade dos temas dos eventos que o Sindicato tem trazido para seus associados. Ele aproveitou para antecipar o tema da próxima palestra, sobre matrículas para 2023, que acontecerá no dia 27 de setembro.