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Publicado em 25 de outubro de 2022 | 4 minutos de leitura

Fórum da Alerj celebra 90 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova

O Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Rio realizou, nesta quinta-feira (20/10), seminário para celebrar os 90 anos da publicação do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, escrito em 1932 por 26 grandes intelectuais com propostas para inovação do sistema educacional brasileiro. O evento, promovido em parceria com a Associação Brasileira de Educação (ABE), aconteceu no plenário da Casa e contou com especialistas da área. O evento pode ser assistido na íntegra clicando aqui.

“O manifesto desenha um projeto educacional partindo de uma relação federativa, dimensão importante do que até hoje é o sistema educacional brasileiro. Ele é uma ruptura e é o desenho de um conjunto de valores que estão presentes até hoje”, disse a deputada Adriana Balthazar (PSD), que presidiu a sessão.

Durante o seminário, a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha, apresentou o projeto Capítulos da Educação Brasileira, uma série com os melhores momentos dos depoimentos de dez pensadores da educação brasileira destinado ao Museu Virtual da Educação, em uma parceria da Associação Brasileira de Educação com a MultiRio.“O Capítulos da Educação Brasileira são entrevistas longas sobre a trajetória de educadores. A primeira fase do projeto foi feita com a Multirio, mas a segunda, realizada esse ano foi em parceria com a Firjan”, comentou Geiza.

O segundo vice-presidente da Associação Brasileira de Educação, professor Pedro Augusto Flexa Ribeiro, apontou que, apesar dos avanços na educação nos últimos anos, ainda há muito o que melhorar. “Nove décadas depois do manifesto, a pandemia acirrou ainda mais as desigualdades, o que aumenta o desafio de se promover equidade. Hoje, o ponto que chegamos torna inadiável que o Poder Público se encarregue de proporcionar um sistema de ensino de qualidade, confiável e eficaz. Por outro lado, os pioneiros teriam hoje a celebrar o fato de o sistema de ensino finalmente contar com uma base comum curricular e com um robusto sistema de avaliação de qualidade”, disse.

A presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, professora Amábile Pacios, destacou uma das discussões que ainda precisam ser reforçadas na área da Educação. “A primeira lição que o manifesto nos dá é a coragem de romper, como por exemplo o entrave da educação nos presídios para dar a essas pessoas a oportunidade de sair do contexto em que estão inseridas naquele momento”, frisou.

Fonte: Comunicação Social Alerj




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