Fonte: www.oglobo.com.br
BRASÍLIA— O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta terça-feira a criação de um novo exame para fornecer a certificação de conclusão do ensino médio. Segundo o ministro Aloízio Mercadante, a avaliação, que será “mais leve” que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), atenderá, principalmente, a alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). A prova, que não terá validade para o ingresso em universidades públicas, acontecerá em junho, mas a data exata ainda não foi divulgada.
— Esse exame vai motivar muito os alunos do EJA, será um exame mais adequado para eles. O Enem é muito pesado para quem está apenas se certificando— afirmou o ministro.
Mercadante deixou claro que o Enem, principal porta de entrada no ensino superior do país, continuará sendo realizado anualmente. Como se sabe, o Enem é aplicado durante dois dias, durante os quais os estudantes têm que resolver 180 questões de múltipla escolha e fazer uma redação. As datas da prova deste ano ainda não foram divulgadas.
Ao realizar o Enem, os estudantes buscam a certificação da conclusão do ensino médio, mas, principalmente, vagas em universidades públicas. O novo exame oferecerá somente a certificação.
Evasão do ensino médio
O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa na qual o ministério divulgou dados do Censo da Educação Básica de 2015. Também no evento, o governo informou que vai lançar, no início de abril, um programa de busca ativa por 1,6 milhão de adolescentes entre 15 e 17 anos que deixaram a escola. De acordo com Aloizio Mercadante, a proposta é formar uma força tarefa com os governos estaduais para localizar esses jovens e incentivá-los a voltar às salas de aula. O projeto incluiria ainda equipes de saúde da família e assistência social.