FLÁVIA FOREQUE
DE BRASÍLIA
O Ministério da Educação estuda a concessão do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) a universitários matriculados em cursos de ensino à distância, além de estudantes de pós-graduação.
O ministro Aloizio Mercadante (Educação) disse nesta terça-feira (14) que a pasta quer incluir essas duas modalidades no programa de financiamento, que atende estudantes matriculados em instituições particulares.
Governo exigirá doutorado de docentes de federais
Em 24 horas, MEC recebe 800 mil inscrições para o Enem deste ano
De acordo com Mercadante, é preciso mudar o marco regulatório do ensino à distância para fazer a inclusão desses alunos. O ministro não deu um prazo para isso. “Vamos ter que fiscalizar a presença do estudante, seu desempenho. Tem que ter alguns critérios. Porque senão o sujeito simplesmente se matricula, pega o financiamento e você não acompanha [a frequência]”, disse.
“Nós não temos ainda essa segurança, mas estamos trabalhando em cima”, afirmou durante audiência pública no Senado Federal. Durante a agenda, um pequeno grupo de estudantes de educação à distância protestou diante da impossibilidade de ter acesso ao benefício. Fonte:
www.folha.com.br – 14/05/2013