O Ministério da Saúde promoverá este ano a implantação da vacina HPV (papilomavírus humano) no calendário de vacinação, para meninas de 11 a 13 anos. Essa vacina é usada na prevenção contra 4 tipos de HPV – o câncer no colo do útero. Dois deles respondem por 70% dos casos desse tipo de câncer.
A Secretaria Municipal de Saúde está solicitando a colaboração das escolas particulares nessa etapa do Programa Nacional de Imunizações.
Essa vacina será aplicada, por via intramuscular, em 3 doses. A primeira a partir de 10 de março de 2014, podendo ser na própria escola, mediante autorização dos responsáveis.
Nem toda escola será procurada pela Secretaria Municipal de Saúde, tendo em vista a distribuição dos recursos da própria Secretaria em diferentes áreas da cidade. Porém, já nos informaram que na zona sul e no centro seria muito importante a colaboração das escolas.
A vacinação nas escolas, conforme orientação do Ministério da Saúde, ocorrerá mediante a apresentação de um documento de autorização, preenchido e assinado pelos pais ou responsáveis. Caso os pais ou responsáveis não autorizem a vacinação, haverá um termo de recusa a ser assinado por eles.
Tendo em vista a relevância da matéria, o Sindicato submete o tema a seus associados para que possam decidir se podem ou não colaborar nesse esforço caso sejam procurados.
Abaixo, links com as principais informações do programa.
* Guia Prático HPV Perguntas e Respostas
* Cartas aos pais e Termos de Autorização e Recusa