Artigos


Publicado em 07 de outubro de 2013 | 5 minutos de leitura

Sinepe Rio realiza com sucesso seu 9º Congresso Rio de Educação

Com a palestra de abertura do medalhista Lars Grael, o Sinepe Rio realizou, nos dias 4 e 5 de outubro, de forma exitosa, o 9º Congresso Rio de Educação, no Hotel Sofitel, em Copacabana. Além do público inscrito, estiveram presentes diretores de entidades representativas das escolas privadas e autoridades públicas, como o presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, deputado Comte Bittencourt; o presidente do Conselho Estadual de Educação, Roberto Guimarães Boclin; o presidente da Cesgranrio, Carlos Alberto Serpa; o presidente em exercício da  Associação Brasileira de  Educação, João Pessoa de Albuquerque; o vice-presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares, Edgar Flexa Ribeiro e o presidente do jornal Folha Dirigida, Adolfo Martins.

Público presente ao evento participou de diversas palestras e oficinas 

Com quatro amplas conferências e 12 oficinas pedagógicas que trataram de vários temas fundamentais para o presente e o futuro do setor educacional brasileiro, o evento ofereceu aos profissionais de educação a oportunidade de conhecer as experiências e as opiniões de personagens de notório destaque na vida nacional. No primeiro dia do Congresso, as tradicionais palestras estiveram a cargo de Lars Grael, duas vezes medalhista olímpico de iatismo, com o tema “Superação – Viver é como velejar, vale vencer!”; Deonísio Silva, escritor e professor de língua portuguesa, falando sobre “A arte de ensinar”; e Patrícia Lins e Silva, pedagoga, que enfocou a questão “Escola do futuro: uma receita”. No sábado, Gustavo Iochpe, especialista em Economia da Educação, discutiu acerca de “A educação que dá certo – os fatores que constroem a escola e o sistema educacional de excelência”.

Autoridades presentes: Adolfo Martins, Edgar, Notrica, Comte, Boclin, João Pessoa e Serpa

As doze oficinas pedagógicas realizadas no segundo dia do Congresso em quatro diferentes salas de conferência proporcionaram fecundos debates sobre questões muito relevantes e atuais do cotidiano pedagógico brasileiro. Na primeira parte das palestras da manhã de sábado, apresentaram-se os seguintes palestrantes: Carlos Alberto Lima, advogado e professor, “Gestão escolar e responsabilidade civil”; Mariana Roncati, especialista em educação infantil, “Reflexões sobre as emoções no cotidiano da creche: implicações educativas”; Décio Moraes, especialista em marketing, “Gestão de carreira como professor”; e Raquel Falabella, escritora e consultora de redação, “Redação no vestibular: como ajudar seu aluno?”.

 

Deonísio da Silva falou sobre a arte de ensinar

Na segunda parte da manhã de sábado, falaram: Paulo Alcântara, membro da Academia Brasileira de Educação, “A relação do poder público com a rede privada de ensino”; Sérgio Henrique Andrade, professor de música, “Rondas, rodas e outros brinquedos infantis”; Maura Xerfan, consultora de marketing, “Mídias sociais: um novo desafio na educação”; e Elisa Lucinda, poetisa e atriz, “Da utilidade da poesia”.

Patrícia Lins e Silva discutiu o futuro da educação

Na tarde de sábado, as palestras estiveram a cargo de: Octavio Guedes, jornalista do “Extra” e da Rádio CBN, “O papel da imprensa na valorização do magistério”; Marcelo Caetano de Moraes, Doutor em Língua Portuguesa, “Compreensão de textos transdisciplinares: desafios e caminhos”; Cris Amorim, professora, e Gustavo Teixeira, especialista em psiquiatria infantil, “O educador, o bullying e o cyberbullying”; e Nilson Machado, professor de Educação da USP, “Dimensões fundamentais da ação docente”.   

 

Gustavo Ioschpe destacou os fatores que constroem uma escola de sucesso

O 9º Congresso Rio de Educação 2013 foi uma singular oportunidade para que os educadores interagissem com os palestrantes e trocassem ideias para a atualização de conceitos que possam ser aplicados em suas experiências pedagógicas cotidianas nas diferentes instituições de ensino. A entusiasmada participação do público presente e a manifesta satisfação dos conferencistas demonstraram o sucesso do modelo interativo de organização do evento educacional.


Associe-se
Rolar para cima