A professora Terezinha Saraiva recebeu, no último dia 4, durante o 9º Congresso Rio de Educação, realizado no Hotel Sofitel, a Medalha Edília Coelho Garcia. O prêmio foi Instituído pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Educação Básica do Município do Rio de Janeiro, com o objetivo de homenagear uma personalidade que se destaca na área educacional. A professora Terezinha foi a primeira contemplada com a medalha.
A professora e pedagoga Terezinha Saraiva iniciou sua carreira como professora primeira em uma escola no Morro do Salgueiro, no Rio de Janeiro. Atuou como secretária Estadual de Educação e Cultura do antigo Estado da Guanabara, como secretária Municipal de Educação e Cultural do Rio de Janeiro, na Fundação Nacional de Bem Estar do Menor e no Conselho Federal de Educação. Foi ainda diretora do Sesi-Rio, consultora do Sesi-Rj, diretora de Tecnologia Educacional da fundação Roquette Pinto e diretora de Tecnologia Educacional da TVE do Rio de Janeiro, onde produziu o programa “Um Salto para o Futuro”.
Muito emocionada, a professora Terezinha Saraiva, que em mais de 50 anos de atuação recebeu diversas homenagens, disse que essa tem um valor especial. “Edília Garcia foi uma grande educadora, referência no setor e minha amiga. Então, essa honraria, além de me deixar orgulhosa e feliz, vem com muita lembrança”, diz Terezinha que atualmente está na coordenação de Programas Sociais da Fundação Cesgranrio.
Educadores destacam importância de Terezinha Saraiva para educação brasileira
Roberto Boclin
A admiração do presidente do Conselho Estadual de Educação, Roberto Boclin, pela professora Therezinha Saraiva é resultado de convívio de muitos anos em defesa da educação de qualidade. Em sua opinião, a homenagem do Sinepe Rio teve “o duplo mérito de resgatar a imagem de Edília Garcia através do brilhantismo de Therezinha Saraiva”, a quem considera “a maior educadora da Educação Básica brasileira de todos os tempos”.
Adolfo Martins
Presidente do Grupo Folha Dirigida, o jornalista Adolfo Martins nutre grande amizade e respeito por Therezinha Saraiva. “Como educadora, ela é uma figura insuperável, por seu sentido ético, a humanidade, a competência e a liderança”. Para Adolfo, além da solidariedade, da constância e da presença, a professora “é uma notável ideóloga da educação, que plantou uma semente marcada pelo saber e pelo fazer”.
Newton Santiago
O professor Newton Santiago destaca o estilo pedagógico invejável exercido por Therezinha Saraiva à frente da secretária de Educação do antigo estado da Guanabara. “Seu maior objetivo era valorizar o cargo de professor”, relembra Santiago, que cita os vários debates de ambos em favor da educação quando presidiu o Sinepe Rio nos anos 70. Ele aponta o carisma, o tratamento fidalgo e o profundo respeito como características admiráveis da educadora que até hoje representa uma fonte de inspiração
A professora Edília Coelho Garcia foi uma educadora de destaque nacional, tendo sido subsecretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro nos governos Faria Lima e Chagas Freitas. Também presidiu o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Secundário e Primário do Rio de Janeiro, atual Sinepe Rio, de 1970 a 1973.
Clique aqui e leia o discurso da professora Terezinha Saraiva.