Artigos


Publicado em 05 de março de 2012 | 3 minutos de leitura

UMA DIFÍCIL E AGRADÁVEL MISSÃO

Depois de mais de 55 anos dedicados à missão de ensinar e de administrar uma instituição de ensino, agora tenho o desafio de presidir nos próximos dois anos o Sindicato das Escolas Particulares do Rio de Janeiro. Uma entidade que nos últimos anos teve sua imagem fortalecida devido à administração exemplar de dois grandes mestres: José Antonio Teixeira e Edgar Flexa Ribeiro.

Com o apoio de uma eficiente diretoria, Teixeira comandou o sindicato de 2001 a 2005, agregando à entidade indispensáveis instrumentos de modernidade administrativa, pioneirismo nas relações trabalhistas e transparência na relação com os sindicatos dos professores e auxiliares. Além disso, estabeleceu um ótimo relacionamento com as autoridades federais, estaduais e municipais em defesa do ensino privado.

Edgar presidiu a entidade de 2006 a 2009 e também deu inestimável contribuição para o crescimento do Sindicato. Além da eficiência administrativa e visão política abrangente, Flexinha foi incansável na defesa dos interesses das escolas particulares. Como ótimo comunicador, soube como poucos fortalecer ainda mais a imagem do ensino privado diante da sociedade.

Pretendemos dar continuidade a todo esse trabalho desenvolvido até aqui. Com a experiência adquirida neste ano como presidente da comissão Paritária, vamos estabelecer um diálogo ético e produtivo com o sindicato dos professores e auxiliares. Acreditamos que a relação entre a escola e o professor tem que ser a melhor possível. Isto porque a escola precisa de um professor satisfeito e o professor também precisa de uma escola que ofereça condições para que ele desenvolva bem seu trabalho.

Além disso, pretendemos ampliar a oferta de serviços aos nossos associados, através de promoções que ofereçam vantagens para as escolas, seus alunos e professores. Também está em nossa agenda a realização do VII Congresso Rio de Educação, com workshops sobre diversos temas de interesse administrativo e pedagógico para as escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Outra idéia vitoriosa que pretendemos dar continuidade é o concurso de redação, sobre temas atuais. Este ano, estenderemos a participação para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do ensino Médio.

Queremos ampliar o quadro associativo do Sindicato. Por isso, vamos promover reuniões itinerantes da diretoria, facilitando a participação das escolas de diversas regiões do município do Rio de Janeiro.

Para executar essa extensa agenda e colocar em prática todas as boas ideias, precisamos contar com apoio de nossa competente diretoria e receptividade dos nossos associados. Só assim, vamos contribuir para o crescimento das nossas escolas.


Associe-se
Rolar para cima